Teria sido Matas o primeiro nome da estação? De acordo com outra
história, não: "No dia 12 de outubro de 1910 chegou a Matas, um lugarejo perdido no
nordeste do Rio Grande. o dr. Antônio Proença com a intenção de verificar onde
poderia começar os trabalhos de assentamento dos trilhos da via férrea do trem.
Matas era chamada assim a região porque por lá só tinha mato mesmo. Então,
Antonio Proença descobriu um lugar mais em baixo e que era coberto de paus,
esfolhando o seu verde por todo o canto. Foi aí que ele chamou o seu chefe de
turma disse: "Aquí, nós faremos a estação. Nesse ponto onde só existe mato".
O chefe-de-turma mandou que os operarios fincassem os primeiros trilhos naquela
baixa verde que Proença havia escolhido. Daí em diante, os trabalhadores diziam
que todos deviam se encontrar na baixa verde. E por esse nome ficou sendo
chamada Baixa Verde, o lugar onde terminaria a linha" (http://aldericoleandro.blogspot.com).
O município foi criado em 1928, com o nome de Baixa Verde.
Em 19/11/1953, lei estadual alterou o nome do município e da estação para João Câmara.O
nome homenageou o primeiro prefeito do município, em 1928.
"O construtor desta estrada foi o Dr. Antonio Proença, um engenheiro
mineiro que veio da região do santuário de Caraça, e depois de construir a
estrada passou a residir no local e fundou a cidade de Baixa-Verde. Apesar de
ser o fundador da cidade, não existem maiores informações sobre o Dr. Antônio
Proença" (Aldo Torquato, 02/2008).
"Ao redor da residência do engenheiro Antônio Proença, na época
responsável pela construção da extensão da estrada ferroviária, os ferroviários
faziam acampamentos. Em 1910 começaram a surgir as primeiras casas da
localidade . Em 1915, o acampamento de trabalhadores ferroviários passou a ter
fundamentos e sinais evidentes de vila com uma povoação estabilizada, vivendo
em razoável estágio de conforto quando surgiu a capela de Nossa Senhora Mãe dos
Homens. O povoado chamava-se, então, Matas" (www.dei.rn.gov.br/deimunicipios).
Em 2019, a localidade e a estação já estavam há algum tempo sem tráfego algum
de trens, pois a CFN não estava operando mais cargas no Rio Grande do Norte.
FONTE – ESTAÇÃO FERROVIÁRIAS DO BRASIL
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